Secretaria da Saúde
Palestras e medidas de proteção no manejo da COVID-19 para diversos setores na rede de saúde
11/06/2020

Durante o período de 06 de maio até 15 de junho ocorre a orientação para medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Secretaria Municipal de Saúde, o evento conta com a organização e realização da Atenção Especializada Departamento de Atenção Especializada com o apoio do Departamento de Atenção Básica.

Nos cursos, são abordadas as medidas de Biossegurança de forma mais complexa para o devido atendimento ao paciente suspeito ou positivo pelo COVID-19 para a equipe de trabalho que irá assistir o paciente dentro da rede de Atenção a Urgência do município. Porém devido a necessidade de ampliar e divulgar os conhecimentos baseados em publicações oriundas do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde, os cursos foram ampliados para os trabalhadores da Atenção Básica, Secretaria Municipal de Saúde, CRESS, CEO E AGENTES DE ENDEMIAS

Também foi acrescentado as intervenções o suporte Emocional e Estrutural dos profissionais, graças à parceria dos profissionais do CAPSIII que vem divulgando e agindo nesse momento de pandemia com o projeto “Cuidando de quem Cuida”.

Entre os cursos e objetivos de aprendizagem ofertados para médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, tec. Em radiologia, serviços gerais, condutores de ambulância, porteiros, recepcionista que compõem a nossa Rede de Atenção à Saúde (RAS) de Bom Jesus da Lapa e Região.

-Identificar a extensão da transmissão da infecção pelo novo Coronavírus e reconhecer seus fatores de risco entre os profissionais da saúde.

-Compreender a efetividade das medidas de prevenção e controle de infecção por SARS-CoV-2.

-Identificar o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no atendimento de casos relacionados à COVID-19.

-Identificar os procedimentos de desinfecção de superfícies, roupas e tratamento de resíduos.

-Entender e orientar os demais profissionais sobre as recomendações de medidas de prevenção e controle da disseminação

-Reconhecer a infecção relacionada ao novo Coronavírus na assistência à saúde no âmbito da RAS.

Além desses também teve orientações mais técnicas como:

Tema 01 - Orientação para atendimento Pré-hospitalar SAMU uso dos EPIs.

Tema 02 - Manejo de corpos no conceito da COVID-19

Tema 03 - Higienização e Desinfecção de superfície + Manejo de artigos

Tema 04 - Transporte Intra e Inter hospitalar para paciente com COVID-19

Tema 05 - Orientações quanto a IOT - EPIs

Tema 06 – Fisioterapia Pulmonar

Tema 07 - Orientações para atendimento Intra-hospitalar

Tema 08 - Serviços Gerais Nota 04/2020

Tema 09 - Atendimento ambulatorial para paciente suspeito ou confirmado de Covid19.

Tema 10 - Regulação de caso suspeitos de COVID-19

Tema 11- intubação paciente COVID – ofertado para medico e profissionais de Regional de Santa Maria da Vitória.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM