Romaria 2019: Barreira Sanitária entra em ação em mais um ano de orientações para o turista que chega na cidade

Quinta, 01 de Agosto de 2019

Secretaria da Saúde

Em mais um ciclo de Romaria do Bom Jesus e de grande movimento de turistas na cidade, a Vigilância Sanitária Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza a Barreira Sanitária.

A ação começou a funcionar no dia 01 e vai ficar instalada até o dia 05 de agosto, na entrada da cidade.

O horário de trabalho desta ação é dividido em três turnos, das 8:00 às 13:00hs, das 13:00 às 18:00hs e das 18:00 às 22:00hs.

A Barreira ocorre, como nos anos anteriores, na entrada da cidade, no Cristo da chegada, e conta com a parceria de alguns órgãos para que o trabalho seja efetuado com êxito.

Atenção Básica (NASF e Agentes Comunitários de Saúde ), Secretaria Municipal de Turismo, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Obras, e alguns voluntários (alunos da Escola Técnica de Enfermagem São Raphael) fazem parte da equipe.

Essa ação, que mais uma vez acontece na Romaria, tem o intuito de abordar o maior número de romeiros e visitantes que chegam em Bom Jesus da Lapa.

A Barreira Sanitária foca seus trabalhos em informações sanitárias e educação em saúde, como forma de promover, prevenir, e proteger a saúde da população, controlando assim os riscos à saúde através de abordagens e vistorias de veículos (ônibus, caminhões e vans).

O trabalho ainda instrui através de palestras educativas com orientações sanitárias, informações sobre os pontos turísticos e eventos religiosos e culturais da cidade, e efetua a distribuição de kits contendo sais de reidratacao oral, sacos de lixo, preservativos, folhetos educativos e o guia turístico.

Através da ajuda da Polícia Militar, uma blitz é realizada no local para que os transportes de passageiros possam parar e seguir atentamente as recomenações da equipe que é liderada pela Vigilância Sanitária.

Murillo Campos - Morrito Comunicação