Saúde
Parceria entre universidades no município e Secretaria Municipal de Saúde gera doação de equipamentos de proteção para profissionais da saúde
25/03/2020

Ocorreu na manhã de hoje, na Secretaria Municipal de Saúde, a entrega de 10 Equipamentos de Proteção Individual - EPI, esses equipamentos serão utilizados por profissionais de saúde do município no atendimento aos pacientes com suspeita e casos confirmados do Covid-19.

Essa proteção é usada em auxílio à máscara N95, objetivando ainda mais segurança ao profissional em contato com o paciente. O projeto, batizado de “Face shield for life 3D”(tradução: Escudo facial para a vida 3D), é conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

De acoordo com o Professor Doutor da UFOB de Bom Jesus da Lapa e Coordenador local da ação, Kleymilson do Nascimento Souza, "todo material produzido é a partir da tecnologia de impressora 3D, sendo o objetivo principal a proteção da região dos olhos, que ficam desprotegidos quando o profissional usa apenas a máscara N95".

A diretora da UNEB, Profa Cynara Sento-Sé esclareceu que, "esse é o momento em que a Universidade desempenha sua função social, unindo conhecimento e tecnologia para entregar um produto de qualidade e confiança para a sociedade".

A parceria entre UFOB centro multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa e a UNEB/DCHT Campus XVII de Bom Jesus da Lapa culminou na doação dos equipamentos de forma gratuita para a Secretaria de Saúde, (sem custo para o município) mostrando a importância do investimento local em atrair a educação superior para a cidade e também a importância da proximidade entre instituições de ensino e comunidade.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM