Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3481 - 3374 / 3481 - 5777

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas.

    Rua Floriano Peixoto 208 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Nova lei municipal em Bom Jesus da Lapa proíbe cultivo de Nim-Indiano
14/07/2021

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inicia campanha de conscientização sobre os riscos do cultivo da árvore Nim-Indiano no município e já prepara para substituição das árvores.

 

A Lei Municipal de N° 662/2021 informa que estudos científicos já apontam os erros da prática de cultivar o Nim na região, tais como: DANOS AMBIENTAIS, IMPACTOS AMBIENTAIS, ELIMINAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS, e INTOXICAÇÃO (quando há ingestão por parte de insetos polinizadores e aves, causa esterilidade).

 

Além disso também ocorre a descaracterização dos biomas nativos do nordeste, prejudicando a manutenção das espécies que são da região, assim sendo, a lei municipal informa sobre a proibição do plantio, cultivo, transporte e a produção da espécie Nim, na área urbana e rural do município de Bom Jesus da Lapa.

 

A opção para a substituição lenta e gradual do NIM se dará a médio e longo prazo através do fornecimento de espécies nativas do nosso bioma terá prioridade e será disponibilizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como: Ipê do Brasil (cores variadas), Sibipiruna, Pau ferro, Pata de Vaca, Canafístula, Jacarandá (praças), Quaresmeira, Oiti (canteiros e praças), entre outras que não afetam construções e calçadas. Plantas ornamentais serão introduzidas e às plantas ornamentais em cores variadas darão um toque de beleza e leveza a cidade.



Autor: Earvin Andrade - ASCOM