Secretaria de Agricultura
100 mil mudas de palma para produtores rurais, além da capacitação para plantio, foram ações realizadas nesta sexta
04/05/2018

Nesta sexta (4) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, efetuou a distribuição de 100 mil mudas de palma forrageira aos produtores rurais de todo o município. Além da distribuição, foi realizada também uma palestra e um treinamento especifico para o plantio da palma, com a técnica do adensamento da muda, sendo assim, se multiplica mais rapidamente. A ideia da distribuição consiste justamente na multiplicação, para que toda a região não sofra efeitos da estiagem em alguns períodos do ano. A palma forrageira é usada para a produção de forragem animal, que na seca prolongada irá ajudar diretamente o agricultor familiar a guardar água e vitaminas ao seu gado, podendo manter sua cadeia produtiva versátil, tanto a bovina, quanto a ovina ou caprina.

O secretário de agricultura, Marcos Haiala, reiterou nesta manhã a parceria entre Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, que pensando no período de seca, foi feito todo um planejamento para que os produtores não passem por necessidades. Além disso, agradeceu a parceria com a Bahiater, na pessoa de Ivani Pereira, responsável pelo treinamento técnico para plantio da palma adensada. Ele salienta também que o produto distribuído é uma palma melhorada e resistente a praga Cochonilha do Carmim, que com o treinamento do plantio adensado, será uma prática multiplicadora para a agricultura familiar do município.

No Nordeste, devido à escassez de recursos hídricos por longos períodos, a palma forrageira é uma excelente alternativa para composição da dieta dos animais, pois, além da grande disponibilidade na região, seu custo é acessível. Ela serve também como alimento humano. Devido à influência da irregularidade de distribuição das chuvas sobre a alimentação de ruminantes nas regiões semiáridas, é necessário buscar alternativas para a alimentação do rebanho. 100 mil raquetes de palma foram distribuídas como forma de recurso que beneficiará o produtor que vive da agricultura familiar na região, sendo um planejamento que pôde ser executado com êxito pela Secretaria de Agricultura.