Secretaria de Turismo e Empreendedorismo
Terceira maior romaria do país reúne milhares de fiéis vindos de todos os cantos do Brasil na capital baiana da fé
30/07/2019

A Romaria do Bom Jesus da Lapa chega nesta semana em seus dias oficiais do festejo, com o início do novenário que culminará na procissão de encerramento desta jornada de extrema importância para os católicos. A peregrinação de muitas pessoas até o Santuário do Bom Jesus, que é considerado uma das maravilhas do Brasil, é uma das manifestações culturais que mais representa o sentido da fé na crença católica no país. É um período onde a cidade que fica às margens do rio São Francisco se enche de pessoas e uma multidão de todos os cantos visitam o município em prol de um mesmo ideal, que é expressar seu sentimento de gratidão ou alcançar sua prece através da fé que os move.

Ao mesmo tempo que vemos uma grande manifestação cultural e religiosa, é uma enorme ferramenta para geração de emprego e renda ao município de Bom Jesus da Lapa. Setores como o da hotelaria, comércio, alimentação, transporte e entretenimento, veem na época uma grande oportunidade, e isso mobiliza a cidade a cada ano para um grande sucesso econômico também pelo fato da Prefeitura Municipal em sua atual gestão conseguir a cada ano se estruturar e organizar o espaço, dando ao turista uma boa estadia, com os serviços de infraestrutura, transporte e saúde funcionando perfeitamente para atender as demandas do grande contingente de pessoas que impulsiona a cidade.

São cerca de 600 mil peregrinos que visitam o município durante a semana oficial da Romaria do Bom Jesus, podendo chegar a 1 milhão nos dias que antecedem ou sucedem o novenário, que culmina na procissão de encerramento. Para tudo isso obter êxito e sucesso é necessário se organizar. A Prefeitura Municipal a cada ano vem se adaptando as medidas necessárias para dar ao romeiro uma cidade cada vez mais preparada e também para que o morador se sinta satisfeito, com os sistemas e os serviços funcionando em sintonia, atingindo assim o status de cidade turística de grande porte em âmbito nacional e internacional, por trazer turistas também de várias partes do mundo.

Para este ano de 2019, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa atendeu uma série de solicitações do Ministério Público. “São medidas que dará a Romaria uma cara nova, com uma porção de melhorias na sua estrutura, oferecendo as ruas para que o pedestre se sinta mais confortável e acolhido, organizando o trânsito e disponibilizando muito mais espaço aos comerciantes e empreendedores, que tem neste período uma grande oportunidade para o aumento de sua renda”, afirma a secretária municipal de turismo, cultura e empreendedorismo, Edna Rosa Oliveira.

O prefeito municipal, Eures Ribeiro, que atualmente também preside a União dos Municípios/Prefeituras da Bahia (UPB) e é vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reitera todo o esforço feito para que em 2019 a Romaria pudesse ser mais bem estruturada: “Uma série de setores precisam estar integrados e funcionando na mais perfeita sintonia para que a Romaria atinja seu sucesso. Precisamos trabalhar muito a cada ano para fazer com que a cidade receba os turistas da maneira mais confortável possível, dando-os uma boa estadia, com os serviços da cidade atuando de forma ágil, prática e coordenada. Fizemos um grande planejamento para chegar até isso, inserindo setores como a Associação dos Hoteleiros, Secretaria de Turismo, Cultura e Empreendedorismo, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, Fiscalização Ambiental e alguns outros, para que juntamente com a Prefeitura Municipal, fosse possível atender e pôr em prática as mudanças necessárias, entregando ao romeiro um ambiente acolhedor, ordenado e bem estruturado, que atenda as demandas e possa a cada ano fazer da Romaria do Bom Jesus uma festa ainda maior. A rede hoteleira já está com 100% de ocupação ainda antes dos dias oficiais da festa. Isso é muito satisfatório e a gestão municipal não tem medido esforços para que as grandes obras como o novo Mercado Municipal, a nova rodoviária, o novo hospital nível regional, a nova UPA porte II, as pavimentações e asfaltamento de vários bairros, a abertura de mais espaço para o turista nas proximidades do Santuário, a construção do novo Camelódromo Municipal e uma série de mudanças seja um marco para que nossa Romaria se torne ainda melhor e mais bem estruturada”, afirmou o gestor.

A Romaria do Bom Jesus da Lapa é a mais antiga do país, com 328 anos de história e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no calendário cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no Brasil, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.