Setembro falando da vida: CAPS Lapa realiza atividade com presença de usuários, familiares e funcionários

Quarta, 26 de Setembro de 2018

Secretaria da Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS - Lapa) realizou na tarde de terça feira (25) o "falando da vida" com a presença de usuários, familiares e funcionários na sede da unidade. Essa é mais uma das atividades do Setembro Amarelo.

 

 

A campanha visa sensibilizar a população da importância do combate e da prevenção ao suicídio. O dia mundial de prevenção ao suicídio é 10 de setembro, mas desde 2015 a Organização Mundial da Saúde entendeu que seria importante estender para o mês todo devido ao aumento do índice de suicídio.

 

 

A campanha traz informações importantes sobre o que pode levar uma pessoa a tirar a própria vida. Janara Teixeira, psicóloga e coordenadora do CAPS, afirmou que a família é parte fundamental na prevenção ao suicídio.

 

 

“Precisamos estar mais próximos e buscar superar as nossas limitações. Nem sempre nos permitimos ouvir e perceber que o outro está pedindo ajuda, que está se sentindo só. Precisamos buscar ajudar, e se também precisarmos, termos que ter coragem de ir ao encontro do outro. Porque qualquer um pode passar por momentos difíceis, e nem sempre o outro tem tempo para nos ouvir, ou para dizer o que precisamos." 

 

 

 

Apesar de números tão alarmantes, o assunto é evitado e tratado como tabu, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe prevenção em mais de 90% dos casos de suicídio.

 


MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO


Últimas Notícias