SEMANA DE REUNIÕES DEFINE PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA A ROMARIA VIRTUAL
24/07/2020

A romaria do Bom Jesus, uma das maiores romarias religiosas do país acontecerá de forma virtual, dessa maneira diversas reuniões foram feitas durante a semana para montar um protocolo para prevenção, segurança e evitar aglomerações com a chegada de possíveis romeiros na cidade, tudo  para que o evento ocorra da melhor forma possível.

Em uma das reuniões que contou com integrantes da polícia militar, guarda municipal, membros da igreja católica, o secretário municipal de saúde Marcélio Magno, secretário municipal de turismo Rafael Genner, pessoas vigilância epidemiológica representantes do SAAE, prefeito Eures Ribeiro ficou decidido que 100% da romaria será virtual. A medida é devido a pandemia, a idade da maioria do público que frequenta a romaria e a situação atual da ocupação de leitos dos hospitais no interior da Bahia.

As resoluções que também foram tomadas em conjunto foram as seguintes:

- Todas as celebrações serão sem público, apenas os celebrantes e profissionais de suporte para a transmissão.

- Subidas ao morro vetada.

- Barragem aos ônibus e coletivos (que já ocorre por lei estadual).

- Limite de pessoas e tempo em visitação a gruta.

- Grutas com túnel de desinfecção na entrada e na saída.

- Distribuição de máscaras.

- Controle feito pela guarda municipal e polícia militar de circulação de pessoas no entorno do morro.

Após essas decisões o prefeito Eures Ribeiro e o secretário Marcélio, Laís, representante da vigilância sanitária, vigilância epidemiológica se reuniram com os hoteleiros de Bom Jesus da Lapa para informar sobre as decisões e para ouvir a categoria. Na reunião foi falado que não teria como impedir a vinda de alguns carros menores e particulares e que essas pessoas acabariam por querer se instalar nos hotéis.

Por isso protocolos foram feitos para que os hotéis que se prontificassem a receber passasse por rigorosa averiguação, grande diminuição de ocupação e que mesmo assim ainda haveria riscos.

A Romaria do Bom Jesus no Santuário do Bom Jesus da Lapa é a principal e mais popular do município e é por isso que esse ano o Bom Jesus vai até você. Através do Facebook, Instagram e canal no Youtube santuariolapa. De 28 de julho a 05 de agosto você acompanhará todo novenário e no dia 06 de agosto uma programação especial que começará com Missa Solene às 07 da manhã e terminará com uma live com o Padre Alessandro Campo às 19h30.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM