Secretaria de Administração
Secretaria de Saúde realiza a VII Conferência Municipal de Saúde
26/11/2021

Na manhã desta sexta-feira (26) foi iniciado a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “O SUS que queremos: Desafios de hoje e perspectivas do amanhã”, a Conferência coincide com o primeiro ano de governo no município.

A mesa inicial do evento contou com a presença do secretário municipal de saúde Marcélio Magno, da presidenta do conselho municipal de saúde Lais Sento-sé, do coordenador do CAPS João Paulo Oliveira, o conselheiro municipal de saúde na categoria usuário Fábio Lopes, a representante da SESAB Sônia de Paula e do representando o prefeito Vilmar Fernandes.

Mais tarde ocorreu a reunião e discussão de diferentes temas referentes à saúde  que foram divididos em eixos.

Eixo I: Atenção primária à saúde e controle social.

Eixo II: Atenção especializada- regulação dos serviços de saúde.

Eixo III: Vigilância em saúde e impacto da pandemia Covid-19 nas redes de atenção: atualidade e perspectivas.

Eixo IV: A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

A conferência é a base para a construção do plano municipal de saúde que subsidiará as ações relacionadas a pasta de saúde do município e para isso escuta os profissionais que atuam em diversas frentes e os usuários dos serviços da saúde.

Concomitantemente ocorre a II Conferência Municipal de Saúde Mental com a preocupação de propostas para qualificação de saúde mental no município, após a discussão e apreciação de proposta selecionará representantes para a etapa estadual.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM