Reunião nesta semana vai debater e definir melhorias para a organização da Romaria 2019

Segunda, 10 de Junho de 2019

Secretaria de Turismo e Empreendedorismo

O planejamento, a organização e a execução de ações para a romaria de Bom Jesus da Lapa 2019 serão discutidos em uma reunião na próxima quarta-feira (12), às 14h, na Câmara de Vereadores. O encontro faz parte de um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público Estadual para avaliar as políticas públicas de segurança, meio ambiente e cidadania a serem executadas no evento religioso. No dia 29 de maio, a primeira reunião sobre o tema contou com a presença dos promotores de justiça Clodoaldo da Anunciação e Alex Bezerra, da Promotoria Regional de Bom Jesus da Lapa, além de defensores públicos, membros da OAB/BA, integrantes da Polícia Militar e Civil, líderes religiosos, empresários da área de hotelaria, vereadores, servidores públicos e secretários municipais. Na ocasião, o promotor explicou que o MP pretende contribuir para a realização ao atuar antecipadamente na resolução de problemas que podem ocorrer na festa religiosa.

As instituições e secretarias presentes deverão apresentar seus respectivos planos de trabalho para a realização da festa, especialmente a partir dos compromissos firmados na primeira reunião. Foram eles: confecção de um mapa com os locais das instituições e seus telefones úteis a ser distribuído na festa; sinalização do caminho para hospitais e UPA; envio ao Governo Estadual de um ofício sobre a implantação de Corpo de Bombeiros na cidade; aumento de fiscalização no “Morro”, impedindo a colocação de novas antenas no local; proibição de acampamento nas redondezas da igreja e/ou do evento; uso de um cordão de isolamento na coroa; proibição de instalação de barracas nos locais de entrada e saída dos órgãos de segurança e elaboração de cartilhas educativas destinada aos romeiros.