Secretaria de Planejamento
Organização e mais segurança para a Romaria: Foi aprovado hoje o Plano de Contingência de Bom Jesus da Lapa
01/08/2019

Após ampla participação e discussão de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, foi aprovado em 31/07/2019 o Plano de Contingência de Bom Jesus da Lapa.

O documento foi elaborado pela Defesa Civil da Bahia e a reunião contou com a participação de representações da 3º Promotoria de Justiça do município, 38ª CIPM, Santuário do Bom Jesus da Lapa, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal, Associação da Rede Hoteleira e Defesa Civil Municipal.

A partir de agora, na iminência, ou na ocorrência de um desastre, seja ele causado por inundações, chuvas intensas, seca ou durante a realização de grandes eventos, as ações de resposta a serem tomadas já estarão devidamente planejadas.

Os órgãos e pessoas responsáveis pelas medidas planejadas no Plano de Contingência já estão pré determinados, inclusive com números dos celulares e e-mails cadastrados para facilitar a rápida convocação de cada um dos agentes responsáveis pelas ações.

Com a aprovação do Plano de Contingência, Bom Jesus da Lapa está ainda mais preparada para a gestão dos eventos adversos, de forma a aumentar a segurança global da sua população e dos visitantes.

O Plano de Contingência também prevê a realização de simulados e a Prefeitura Municipal já está preparando seu primeiro simulado para outubro próximo

A iniciativa faz parte dos encaminhamentos discutidos e representados durante a última audiência pública, realizada  pela 3ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa no mês de junho. O objetivo é acompanhar o planejamento, organização e execução das políticas de segurança, meio ambiente e cidadania da Romaria 2019.