Secretaria de Agricultura
Operação Carro Pipa: Reunião com comissão da Defesa Civil e Exército debatem melhorias no abastecimento
21/11/2018

Nesta última terça (20) aconteceu uma importante reunião na Secretaria de Agricultura. A reunião teve como objetivo debater e discutir sobre melhorias na Operação Carro Pipa, que abastece povoados e distritos que sofrem com a seca em Bom Jesus da Lapa.

Estiverem presentes no encontro a Comissão de Defesa Civil completa, com o chefe da operação, o Tenente Lima do Exército, junto com o soldado Caio, representando a coordenação da operação. Além disso, Ricardo Dourado, representando a Assistência Social, Gerson Nunes, representando o SAAE, Ivani Pereira, representando a SETAF (Gov. do Estado), Andréa do JP II, representando a Câmara de Vereadores, Cleonice, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Marcos Haiala (Secretário de Agricultura e representando a Defesa Civil).

Na oportunidade, foi feito um debate para o melhoramento da operação, que abastece cerca de 180 regiões, divididos em comunidades, distritos ou assentamentos no interior do Município.

A zona rural é local de risco, pela escassez de água e a dificuldade dos agricultores e moradores de terem a água tratada para consumo e para trabalho. Com isso, foram comprovadas a necessidades da inclusão de novas comunidades na operação, além do aumento de carros pipa nas que já fazem parte do mapeamento de distribuição.

A equipe também detectou através dos relatórios, a necessidade de uma regularização de pendencias constatadas, para que seja certificado o abastecimento nas caixas dos locais. Por ser necessário alguns ajustes para a melhoria do abastecimento, a reunião fez um mapeamento levando dados para que se busque uma melhor metodologia nessa distribuição.

A fiscalização da operação é feita pelo exército, que tem como base na região a cidade de Barreiras, junto com a Comissão de Defesa Civil.

Autor: por MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO