Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3481 - 3374 / 3481 - 5777

  • E-mail

    gabinete@bomjesusdalapa.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas.

    Rua Floriano Peixoto 208 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Obras e Infraestrutura
Nova praça da Lapa é inspirada na arquitetura Romana e irá homenagear os romeiros da capital Baiana da Fé
20/02/2020

 

Uma das maiores obras estruturais para melhorar a romaria de Bom Jesus da Lapa começa a sair do papel após encerramento do projeto licitatório, as obras iniciaram já nessa terça-feira (18/02), serão investidos mais de 4,2 milhões de reais.

 

As obras se tornarão marco na cidade, com conceito novos e peças únicas até mesmo no país, serão feitas duas praças, uma será a Praça Principal da Cidade (Praça do Romeiro), além de melhorar a infraestrutura da cidade e modernizar o ambiente urbano, será mais um ponto turístico de visitação para os romeiros da Capital Baiana da Fé.

 

Já a segunda e também importante será a Praça do Largo da Esplanada. Essa faz parte da requalificação entorno do Santuário do Bom Jesus, por se tratar de uma área que é bastante movimentada e por ser num local que dá direto no grande ponto turístico do município.

 

Com início rápido das obras a previsão de conclusão da obra já é para o mês de agosto desse ano, época de maior movimento das romarias, onde romeiros e população poderão desfrutar das novas instalações.

 

 

CARACTERÍSTICAS

 

 

Para o projeto ser feito o prefeito Eures Ribeiro em viajem ao Rio de Janeiro conversou com arquiteto francês para entender conceitos artísticos, arquitetônicos e trazer algo que fosse inovador para a cidade e região.

 

A Praça do Romeiro tem inspiração no estilo romano, com arcos, característica marcante adotada pelo conceito romano, além disso há inspiração também de como são as praças da Itália, mais especificamente as praças de Roma, capital italiana, uma das cidades mais visitadas do planeta.

 

Umas das representações da Praça é O TEMPO, por isso o arcos, com quatro áreas (uma em cada canto) marcando as estações do ano, todas elas rementem ao relógio da vida, no meio da praça (do tempo) e portanto entre as quatro estações terá a chegada do monge Francisco de Mendonça Mar, junto a uma fonte de mármore, algo bem característico das praças de Roma, com material e acabamento de primeiro mundo.

 

O chão terá mármore azul, com granizo azul dando detalhes, material de refino, vindo da Europa para compor a praça, outras peças de suma importância são os leões, esses que ao total serão 20, representando os guardiões não só da praça, mas também de toda cidade.

 

Já a Praça do Largo da Esplanada poderá constituir um espaço público funcional, ficará como um local propício para melhorar a locomoção após a grande reunião de pessoas na gruta, a praça em suma poderá dar vazão sem grandes incômodos ou aglomerações dificultosas, já que uma parcela grande dos romeiros visitantes são de idade mais avançada.

 

Apontando o espaço físico as coisas mais básicas para a vida ao ar livre, e é capaz de criar a diversificação da paisagem construída e participar do embelezamento do local por se harmonizar e complementar a beleza natural do local.



Autor: Earvin Andrade - ASCOM

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito