Municípios Inteligentes: Bom Jesus da Lapa foi representada no Encontro de Prefeitos da Bahia

Sexta, 16 de Março de 2018

Governo

Nos últimos dois dias aconteceu um grande fórum de debate e troca de informações. O sexto Encontro de Prefeitos da Bahia, em Salvador, foi uma grande oportunidade para as prefeituras de todo estado debaterem ideias e oportunidades através dos temas propostos pelo conceito “Municípios Inteligentes”. A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa esteve representada no encontro, com o prefeito Eures Ribeiro e comitiva, incluindo alguns secretários municipais. Podemos classificar o encontro como a oportunidade de repensar as administrações públicas com planejamento e o uso de novas tecnologias. O intercâmbio de informações e experiências traz um acréscimo a gestão, sempre buscando inovar e repensar a maneira de gerir. Diante do debate proposto e o tema em questão, são cinco áreas prioritárias que podem ser transformadas com soluções inteligentes ao nosso e outros municípios: meio ambiente, mobilidade, interação cidadão-governo, bem-estar e economia criativa. Não dá para fazer administração com o olhar de 20 anos atrás e é com essas soluções que vemos nossa administração para os próximos anos. Isso tudo é mais que um conceito, pois o uso de soluções inteligentes na gestão pública se mostra um catalisador do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da população. Bom Jesus da Lapa segue como um exemplo, com o avanço sendo visto de perto não só através de obras, mas através de todo o sistema gestor que consegue trazer oportunidades tecnológicas, como exemplo, a energia fotovoltaica e sustentável. Esse sistema debatido durante dois dias é o que muda e promete tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Com esse olhar que esperamos incentivar ainda mais a gestão em buscar inovar na administração pública de Bom Jesus da Lapa. Essa troca de informações só tende a trazer mais experiência para tentar adaptar os modelos inteligentes em nossa cidade.