Secretaria de Educação
Município oferece capacitação para processo eletivo que irá nomear diretores da rede municipal de ensino
07/11/2018

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através de uma série de reuniões realizadas entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, junto com o Sindicato dos Servidores Públicos e Sindicato dos professores, informa novidades e melhorias na educação municipal.

Algumas novas regras foram compostas e já aprovadas também pela Câmara Municipal, com o intuito de procurar possíveis melhorias na educação da cidade, principalmente na condução e direção das unidades escolares espalhadas pela sede e interior.

Conforme a lei já em vigor no município, a partir do ano letivo de 2019, os diretores da rede municipal de ensino não serão mais nomeados diretamente pelo gestor, mas sim após o processo eletivo, com votação do colegiado escolar (Pais, alunos e professores), para que assim, seja feita de tal  forma que haja maior participação da sociedade na escolha dos dirigentes das unidades escolares

Essa conduta foi de interesse em comum do Ministério Público Federal, sindicatos e município, buscando, para que as escolas possam andar de acordo com quem está na vivência do dia a dia, como alunos, pais de alunos e professores.

Mas para isso, a Prefeitura Municipal fez esforços para que o projeto tivesse a certeza de sucesso, e assim conveniou com a Universidade Estadual da Bahia - UNEB no valor de R$ 443.707,26 (quatrocentos e quarenta e três mil, setecentos e sete reais e vinte e seis centavos) já publicado no Diário Oficial,  objetivando uma cooperação para o desenvolvimento pessoal, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, capacitando a nível especialização Latu Sensu em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica, 120 profissionais servidores da rede para a prática profissional e avançada de procedimentos e processos institucionais.

Ou seja, de acordo com a lei e a nova organização que beneficia o ensino em Bom Jesus da Lapa, apenas diretores que estarão no processo de treinamento através da pós-graduação na UNEB, poderão se dispor para a candidatura ao processo seletivo por votação para o cargo de diretor das escolas.

O convênio da UNEB com a Prefeitura é benéfico para todos, tanto para professores quanto os alunos, que terão juntamente com os professores e os pais, a responsabilidade de escolher o diretor ou diretora de sua escola. Sendo assim, já houve a abertura de edital de seleção com apresentação de projeto para a pós-graduação que a UNEB oferece neste convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

A pós-graduação durará dois anos, e para aqueles aptos a concorrer ao cargo de diretor será obrigatoriamente necessário fazer o curso nível especialização Latu Sensu em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica e para tomar posse do cargo na diretoria da escola é necessário ter cursado ou estar cursando o treinamento.

Autor: MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO