Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3481 - 3374 / 3481 - 5777

  • E-mail

    gabinete@bomjesusdalapa.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas.

    Rua Floriano Peixoto 208 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Turismo e Empreendedorismo
Mudanças na estrutura da Romaria 2019 também tiveram saldo positivo na festa de N. Senhora da Soledade
16/09/2019

 

 

A Prefeitura Municipal, a partir deste ano, promoveu uma série de mudanças na estrutura da Romaria em Bom Jesus da Lapa. As alterações foram desde a organização do trânsito, até a criação de "regras" para comercialização de produtos pelos ambulantes.

 

 

 

Neste último domingo (15), milhares de fiéis participaram da procissão e celebração do encerramento do Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2019, em um período intenso de praticamente três meses com a cidade recebendo turistas de todos os locais do Brasil.

 

 

 

As maiores romarias da cidade se concentram nos meses de julho, agosto e setembro, nas festas da "Terra e das Águas", na do "Bom Jesus" e de "Nossa Senhora da Soledade", e é o período onde a cidade acolhe mais de um milhão de pessoas vindas de todos os cantos do país.

 

 

 

Com o tema: “Nossa Senhora da Soledade e as obras de misericórdia", cada fiel foi convidado nesses últimos dias a refletir sua atitude de fé e compromisso com Deus e os irmãos.

 

 

 

 

No dia de ontem, os fieis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.

 

 

 

De acordo com as autoridades, as mudanças estruturais na cidade foram positivas durante esse período, conseguindo melhorar a organização das romarias, fazendo com que o trânsito fluisse melhor com a retirada de ambulantes das ruas e a relocação dos mesmos para o Camelódromo Municipal, que foi criado justamente para suprir essa demanda.

 

 

 

Além disso, o trânsito de veículos de tração animal foi proibido no centro da cidade, os horários de carga e descarga dos comércios passaram por alterações e as vias da procissão das romarias foram isoladas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal dias antes.

 

 

 

Todas as mudanças acabaram fazendo com que o saldo fosse positivo e tornasse a Romaria muito mais segura e tranquila para os romeiros e moradores.

 

 

Esteve também em curso a Operação Romaria da Soledade, com policiamento reforçado.

 

 

 

 

Sobre isso, o comandante da 38ª CIPM Tenente coronel Normanha destacou que a Base Móvel da Polícia Militar, bem como o  policiamento motorizado, a pés, veículos e o Serviço de Informação estiveram atuando em conjunto para garantir a paz, a segurança e a tranquilidade dos lapenses e romeiros que visitaram Bom Jesus da Lapa todos esses dias.

 

 

 

Confira na coluna a esquerda os registros fotográficos do dia de encerramento da Romaria de Nossa Senhora da Soledade. que aconteceu neste domingo (15).

 



Autor: Murillo Campos - Assessoria de Comunicação

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito