Saúde
Mais um passo para na saúde PACS/UBS, Farmácia Básica Municipal e Central de Abastecimento Farmacêutico são inaugurados
30/04/2020

Nessa quinta-feira (30/04) Bom Jesus da Lapa recebeu mais uma nova obra importante, na verdade foram três, um conjunto integrado, mas que funcionam de forma independente, assim foram inaugurados oficialmente a UBS Comunidade Rural I e II, que era o PACS; a Farmácia Básica Municipal; e a Central de Abastecimento Farmacêutico.

A UBS Comunidade Rural I e II é uma nova nomenclatura do que era o PACS I e II, atenderá a comunidade da zona rural onde não há unidade de referência de assistência hospitalar, com estrutura nova possui uma sala de Curativos, dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, uma sala de triagem e uma sala de enfermagem, com equipamentos novos; além disso possui duas equipes de atendimento de Unidade Básica de Saúde.

Na Farmácia Básica Municipal, são encontrados diversos remédios que serão fornecidos para a população de forma gratuita, claro, desde que estejam com receita, o local é organizado e se encontra no fundo da UBS do São Gotardo e conta com profissionais preparados.

Em uma área diferenciada fica a Central de Abastecimento Farmacêutico que terá medicamentos controlados e outros mantimentos para abastecer a saúde do nosso município, armazenados de forma segura e que preserve a qualidade do que está armazenado.

Com essa nova estrutura, todas as UBSs têm sede própria, nenhum local mais referente aos locais de Unidade Básica de Atendimento é alugado, o que além de não gerar um gasto contínuo faz com que os investimentos na estrutura sejam feitos de forma mais concisa e completa.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM