Investimento em saúde: Arco cirúrgico é instalado e vai começar a funcionar no Hospital Carmela Dutra

Terça, 10 de Abril de 2018

Secretaria da Saúde

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta manhã de terça (10) o técnico da Philips para realizar um treinamento prático para manuseio e trabalho com o novo arco cirúrgico que havia chegado no Hospital Carmela Dutra. Após essa fase de treinamento, já estaremos aptos para a utilização regular deste importante e moderno equipamento que foi instalado para procedimentos complexos de cirurgias. A busca por melhorias no segmento da saúde é uma medida que antecede a vinda do Hospital Regional, com leitos de UTI, que já está em processo licitatório e será a próxima grande obra para o município. No treinamento para instalação do arco cirúrgico, foi realizado o procedimento de colangiografia, que também é chamado de Colangio Pancreato Endoscopia. Esse que é um exame de alta complexidade e que permite a visualização do trajeto da bile desde o fígado até o duodeno e permite identificar eventuais obstruções dos canais por onde a bile passa, bem como outras lesões, estenoses ou dilatação desses ductos. Esses canais podem ser obstruídos por tumores, cálculos biliares, parasitas ou corpo estranho. A vinda do equipamento, que chegou no mês passado, traz um avanço para diagnósticos e facilidades para realizar procedimentos cirúrgicos no Hospital Carmela Dutra.