Secretaria da Saúde
Inauguração do Centro de Simulação Realístico, novas ambulâncias para o SAMU e mais investimento em saúde
30/11/2018

Com a visita do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi inaugurado em Bom Jesus da Lapa o Centro de Simulação Realístico, voltado para treinamentos com profissionais da saúde do município e de toda região.

O local foi inaugurado dentro do Núcleo de Educação Permanente, que fica entre as áreas do SAMU e do Hospital Carmela Dutra. O espaço irá atender toda a regional e capacitar profissionais com treinamentos em diferentes graus de urgência. Além disso, foram entregues na ocasião mais duas ambulâncias novas para o SAMU dobrar a sua capacidade de atendimento

A obra é inovadora e única nesta região. O Centro de Simulação é tecnológico, com bonecos e aparelhos que simulam o real atendimento a um paciente em diferentes níveis de atenção. De acordo com informações dos técnicos e autoridades presentes na cerimônia, o centro é o primeiro da Bahia a ser inaugurado e um dos primeiros da região Norte-Nordeste, dando a Bom Jesus da Lapa o selo de referência na capacitação de profissionais do segmento.

O pacote de obras faz parte da unificação daquela localidade como um centro referencial de saúde em Bom Jesus da Lapa. A presença do secretário estadual, Fábio Vilas-Boas, juntamente com o prefeito Eures Ribeiro, secretários, vereadores e sua comitiva, serviu também para que o representante do Governo do Estado pudesse ver as obras de ampliação do Hospital Municipal Carmela Dutra, que fica próximo ao centro de simulação.

De acordo com a vistoria do secretário, as obras andam a todo vapor e de forma rápida o espaço vai tomando forma para que ali sejam feitos o centro de diálise, a nova maternidade e também os leitos de UTI que irá transformar Bom Jesus da Lapa numa referência.

Tanto o secretário quanto o prefeito Eures Ribeiro, reiteraram que a cidade vem investindo em saúde com recursos próprios, com a construção de vários Postos e Unidades de Saúde da Família na sede e no interior, com a ampliação da UPA para porte II e também com a ampliação do Carmela Dutra dando UTIs e um centro de diálise naquele local.

O Centro de Simulação Realístico, inaugurado nesta manhã, já passa a funcionar imediatamente, para intervenções, cursos, capacitações e treinamentos para médicos, enfermeiros, socorristas, paramédicos, técnicos em enfermagem e condutores que trabalham em diferentes setores da saúde no município.

Autor: por MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO