Secretaria de Turismo e Empreendedorismo
Foi apresentado o Plano de Ação para fortalecimento e maior organização da Romaria de Bom Jesus da Lapa em 2019
19/06/2019

Com o intuito de fortalecer e possibilitar uma maior organização da romaria de Bom Jesus da Lapa em 2019, o Ministério Público Estadual, através de um procedimento administrativo, realizou no dia 12 de junho, uma Audiência Pública para discutir e apresentar os encaminhamentos refente ao tema. A reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, tratou de assuntos relacionados às ações integradas entre as instituições envolvidas.

A festa acontece entre  o final de junho e o dia 06 de agosto  e reúne cerca de 600 mil romeiros da Bahia e de vários estados do país. Se configura como uma das mais importantes romarias do Brasil, com 328 anos de história.

Participaram do encontro representações da Defensoria Pública da Bahia, Subseção da OAB-Ba local, Polícia Militar, SAAE, 3º Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Barreiras, Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa, Associação dos Hotéis, Santuário do Bom Jesus da Lapa, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Administração, Coelba,  Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Empreendedorismo, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Assistência Social, Vigilância em Saúde, CREAS e a Guarda Civil Municipal. Durante o encontro foram apresentadas as políticas públicas de segurança, meio ambiente e cidadania, com o objetivo de garantir o bom desenvolvimento do evento festivo religioso.

De acordo a Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Empreendedorismo, Edna Oliveira, será realizada uma nova pesquisa de satisfação dos romeiros acerca da Romaria. E o Município confeccionará placas decorativas a serem instaladas na cidade, especialmente nos pontos turísticos. Ela afirmou ainda, que será montado novamente durante a Romaria, o Centro de Apoio ao Turista (CAT) na Praça do Centro (Marechal Deodoro), na Praça da Bandeira e na Barrinha. Onde serão distribuídos kits de informações e recomendações.

Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jesus da Lapa, o Sr. Willis Pericles destacou a importância das  ações do Plantão Social que a Secretaria desenvolve há muito tempo no município em conjunto com CREAS, Conselho Tutelar, CRAS no período da romaria. E lembrou que o plantão desenvolve atividades de combate a violação de direitos das crianças e adolescentes, a exploração sexual de menores e o trabalho infantil.

O Secretário de Saúde Marcélio Magno, garantiu o aumento na disponibilização de mais serviços de saúde no período da romaria, com o aumento de números de médicos, mais vagas na UPA e no Hospital. E disponibilizará 01 ambulancha, 02 motolância, 05 ambulâncias e 01 ambulância de suporte avançado será disponibilizada para a Romaria 2019. O secretário disse ainda, que tem realizado treinamentos em órgãos e profissionais do município, tudo para agilizar o atendimento de emergência durante o período do evento.

Autor: Murillo Campos - Assessoria de Comunicação