Educação prepara ações em tempo de quarentena em Bom Jesus da Lapa
09/04/2020

O prefeito Eures Ribeiro segue alinhando todos os setores de Bom Jesus da Lapa para criar uma rotina alternativa devido a pandemia do Coronavírus, e nessa quinta-feira (09/04) houve uma reunião com os diretores das escolas da rede de ensino de Bom Jesus da Lapa para uma adequação de atividades para os alunos. A reunião comandada pelo Secretário de Educação Adson Pereira e teve a apresentação de propostas para atividades de Luís Ricardo ocorreu no auditório da secretária de saúde.

Em sua fala o prefeito Eures deu um panorama geral das ações tomadas para o combate e prevenção do COVID-19, após isso anunciou que não haverá corte de salários dos profissionais concursados da educação, mas para que não houvesse reclamações do Ministério Público algumas ações deveriam ser feitas. Dentre essas ações a entrega de atividades para que os alunos pudessem fazer enquanto ficam em suas respectivas casas.

Além disso quando houvesse a entrega das atividades também ocorreria a ação do “Leve lanche”, uma das mais bem sucedidas ações do governo, que seriam estendidas para as famílias dos alunos que tem mais vulnerabilidade social, mas com organização para que não haja aglomerações. Complementando a fala do prefeito ele agradeceu ao compromisso dos professores com a educação e que as ações só serão efetivas com a comunhão entre prefeitura, secretaria de educação, profissionais de educação e pais.

Luís Ricardo veio em seguida apresentando a ideia inicial de como seria desenvolvida as atividades, com estudo dirigido para os alunos, com a direção das escolas e um planejamento pedagógico especial para os tempos de pandemia, com seleção dos conteúdos fundamentais que passe pela aprovação do coordenador pedagógico. Além disso haverá relatórios desde o planejamento do professor, passando pela aprovação da direção e do coordenador até o recebimento e feitura da atividade dos alunos. Além disso garantiu a impressão dos materiais, mas a ressalva de se ter um relatório do porquê e da quantidade de alunos. Por fim falou da importância de um cronograma feito pelas escolas para entrega sem aglomerações de cada turma seja ela das atividades e do “Leve lanche”, promovendo ação dupla.

Por fim, Adson reforçou que a Secretaria de Educação mudou o jeito de funcionar por causa da pandemia, mas não deixou de funcionar e que estará aberta para caso alguém tenha duvidas e que terão reuniões na próxima semana com outros setores da educação para deixar de forma mais precisa as ações.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM