Saúde
Com mais de 12 mil atendimentos Feira Cidadã leva saúde e cidadania para a população de Bom Jesus da Lapa e região
30/11/2019

Desde a quinta-feira (28/11) até o dia de sábado (30/11) prestando diversos serviços a Feira Cidadã teve êxito em atender em grande número de pessoas, mas que isso o atendimento foi numeroso, mas com grande qualidade atendendo a população da cidade e região.

Os dois primeiros dias contaram com o sistema de triagem responsável por selecionar e encaminhar os atendimentos que ocorriam durante todo dia seja na parte de saúde, seja na parte de cidadania.

Na parte de cidadania houve a emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade, antecedentes criminais, CPF e o cadastro biométrico do título de eleitor.

Sobre os serviços prestados na área de saúde estavam disponíveis: os de mamografia, preventivo, rastreio para cirurgia de catarata, serviço de odontologia com prótese dentária, consultas oftalmológicas, aferição da pressão arterial, glicemia, imc, aferição da pressão arterial, glicemia, imc; ademais também são feitos exames de imagens: eletrocardiograma, ultrassonografia (mama, partes moles, vias urinárias, abdômen total, transvaginal) além do raio-x de tórax. E consultas com cirurgião geral: necessário para a triagem de cirurgias eletivas. Sendo elas; hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, histerectomia, vesícula e mioma.

Para se ter ideia da grandiosidade do evento, o prefeito Eures Ribeiro disponibilizou duas mil armações de óculos para a população que precisaria após consulta oftalmológica; outros números que demonstram o tamanho da mobilização foram os de exame de imagem, só nos primeiros dois dias foram realizadas 561 ultrassons, 283 eletrocardiogramas e 183 exames de raio-x.

A quantidade de profissionais mobilizados também chama atenção, para atender a grande demanda de atendimentos foram quase 600 pessoas, pela prefeitura 300 profissionais foram utilizados e aproximadamente 280 agentes do estado.

Vale lembrar que para atender todos os cadastrados alguns serviços serão estendidos. Até este sábado (30/11) estarão mamografia, eletrocardiograma, raio-x e ultrassom; as cirurgias de catarata ocorrerão até segunda-feira (02/12); já a parte de serviços odontológicos até 09/12 (uma quinta-feira).

Autor: Agência Morrito