Com atividades, dinâmicas e integração social, foi realizada mais uma edição do Dia da Luta Antimanicomial

Sexta, 18 de Maio de 2018

Secretaria da Saúde

Realizamos mais uma edição do Dia da Luta Antimanicomial, com organização da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, do CAPS e do CREAS de Bom Jesus da Lapa. Durante toda essa semana foram realizadas atividades integrativas com os usuários dos centros, funcionários da saúde, assistência social e população em geral. O caráter desta campanha é de perpetuar o convívio social de todas as pessoas juntamente com os que possuem necessidades especiais.

 

O dia oficial da Luta Antimanicomial foi instituído pelos profissionais da saúde mental por conta do tratamento desumano e cruel dado aos usuários do sistema de saúde mental. O movimento surgiu em 1987 e é continuado até os dias de hoje, com o objetivo de propagar que a sociedade é muito mais humana sem manicômios e transmitindo o lema de que trancar não é tratar.

 

Nesta sexta (18), que é o dia oficial da campanha de Luta Antimanicomial, foram realizadas atividades na Praça Marechal Deodoro, para que fosse possível mostrar as pessoas que ali passavam, a importância do convívio em grupo como possibilidade de tratamento, com propósito da NÃO exclusão, tendo a família, amigos e pessoas em geral como ferramentas de integração e de convivência, para que assim os usuários que possuem necessidades especiais se sintam inclusos numa vida cotidiana saudável.

 

Através de nossos funcionários e colaboradores do CAPS e Secretaria de Saúde, em mais um ano, fizemos a mobilização e a demonstração do trabalho que é realizado pelos centros psicossociais, com o intuito de combater os manicômios e a prisão como forma de tratamento. As atividades e dinâmicas foram realizadas durante toda essa semana, tendo seu encerramento nesta manhã na Praça Marechal Deodoro.


Murillo Campos - Assessoria de Comunicação


Últimas Notícias