Carreta da mamografia já realizou mais de mil exames e segue na cidade até o dia 29 de novembro

Quarta, 21 de Novembro de 2018

Secretaria da Saúde

A carreta da mamografia está em Bom Jesus da Lapa e já realizou mais de MIL exames. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, realiza a ação que oferece mamografias grátis ao público feminino, para mapeamento e prevenção do câncer de mama.

No começo desta semana, já tinham sido registrados 993 exames realizados, e se aproximando do fim de semana, a carreta já passa dos 1000 atendimentos.

O veículo oferece mamografias sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. E para facilitar o atendimento, os agendamentos dos exames estão sendo feitos nas unidades de saúde da família da cidade e do interior do município.

De acordo o Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno, o projeto tem três fases, a primeira é o exame de mamografia, a segunda é a biopsia, e terceira fase garante o tratamento, onde a prefeitura vai garantir as passagens e todas as condições para tratamento da paciente.

A proposta inicial da Secretaria Municipal de Saúde era atender 150 mulheres por dia, no entanto, os números de atendimentos estão acima da média. A carreta itinerante iniciou seus trabalhos no último dia 12, e permanecerá no município até o dia 29 de novembro, na praça Marechal Deodoro. Os resultados serão disponibilizados depois de 40 dias, pelos postos de saúde onde o exame foi agendado.

Murillo Campos - Morrito Comunicação