W3C

Em conformidade com:

Secretaria da Saúde
Capacitação e plano de contingência para tratar corona vírus em Bom Jesus da Lapa
12/03/2020

 

 

O município de Bom Jesus da Lapa já começou a seguir os protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, que tem plano de contingência em situações de emergências.

 

Na cidade já está havendo a capacitação de servidores da área de saúde, esses que são lotados nas unidades de emergência, Unidades Básicas de Saúde UBS e também no SAMU.

 

Vale lembrar que até o presente momento, três casos foram confirmados no estado da Bahia, todos em Feira de Santana e 187 casos notificados ao total como suspeita, os mais próximos nas cidades de São Felix do Coribe com dois e Riacho de Santana com um.

 

A declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, define que quem corre risco é o indivíduo que voltou de qualquer viagem internacional e, em até 14 dias, começou a apresentar febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar ou engolir, congestão nasal, dor de garganta, coriza). Além de quem teve contato próximo com alguma pessoa com suspeita ou confirmação de Covid-19 e que apresentou qualquer um dos sintomas descritos em até 14 dias precisa ser investigado.

 

Definições de contato próximo.

 

1 - Contato físico direto (um aperto de mãos, por exemplo); 2 - contato desprotegido com secreções infectadas; 3 - ficar frente a frente por mais de 15 minutos com uma vítima do novo coronavírus, mesmo em ambiente aberto e ventilado; 4 - estar em uma sala fechada por mais de 15 minutos e em uma distância a menos de 2 metros de alguém com Covid-19; 5 - passageiro de uma aeronave sentado em um raio de até dois assentos, em qualquer direção, de um caso confirmado.

 

Você pode ajudar precavendo-se e fazendo as recomendações da última imagem.



Autor: Earvin Andrade - ASCOM