Capacitação: Secretaria de Agricultura participa de Seminário Territorial Técnológico

Quinta, 06 de Setembro de 2018

Secretaria de Agricultura

Aconteceu na cidade de Ibotirama nos últimos dias 5 e 6, o Sétimo Seminário Territorial Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Território Velho Chico. A Secretaria de Agricultura se fez presente no evento, também representada pelo secretário da pasta, Marcos Haiala.

 

O seminário reuniu produtores de várias cidades da região, incluindo alguns de Bom Jesus da Lapa. As técnicas reproduzidas e demonstradas servem para uma maior capacitação aos produtores que trabalham com produção de mel na zona rural de todas as cidades pertencentes ao Território Velho Chico.

 

As demonstrações e debates tiveram o foco na criação de abelhas para produção do mel, sendo a apicultura a geração de abelhas com ferrão, que é uma prática já tradicional. Já a meliponicultura é uma criação de abelhas sem ferrão, com o manejo mais fácil e sem oferecer riscos de acidentes como é com as africanizadas, que produzem o ferrão. A meliponicultura tem crescido devido não haver riscos desses acidentes, sendo criadas em quintais, jardins e até áreas urbanas. O seminário debateu ideias e inovações para a melhoria e facilitação do manejo da produção.

 

Neste seminário também aconteceu a Feira Territorial da rede de comercialização do Velho Chico, com expositores e agricultores podendo vender os seus produtos produzidos pela agricultura familiar.


Murillo Campos - Morrito Comunicação


Últimas Notícias