Bom Jesus da Lapa tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia
18/12/2019

Nesta terça-feira (17/12), O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou as contas do município de Bom Jesus da Lapa, o relatório técnico elaborado pelos auditores do TCM deu parecer positivo para os gastos do município.

Vale ressaltar que as contas públicas são referentes ao ano de 2018, na mesma sessão outros oito municípios tiveram suas contas aprovadas e um não obteve sucesso. Nos últimos anos os inspetores buscaram quatro cantos do Estado para examinar o desempenho das administrações municipais focando em áreas específicas, como: educação, transporte escolar e no fornecimento de medicamentos à população mais carente.

Essas espécies de obrigações acabaram criando uma obrigação nos gestores públicos a investir na melhoria dos serviços. Alguns que não cumprem com o dever, acabam punidos com multas e outras medidas administrativas impostas pelo TCM.

Na oficialização da doação do terreno para UFOB no último (10/12) o prefeito Eures Ribeiro destacou justamente um dos pontos avaliados e cobrados pelo TCM, o transporte escolar, falando a importância do transporte escolar fornecido pelo município, principalmente para os estudantes do IFBA por se tratar de uma área mais afastada da cidade e isso contribui para uma evasão escolar mais baixa, mostrando assim estar alinhado com que o TCM pede.

A aprovação das contas é resultado de avaliação do equilíbrio financeiro do município, investimentos e gastos. Mostrando o compromisso de gastos com as áreas principais do setor social, como educação e saúde e evitar as despesas desnecessárias e que afetam o desenvolvimento do município.

Autor: Earvin Andrade - Agência Morrito