Secretaria de Educação
Alunos da rede municipal de Bom Jesus da Lapa recebem premiação em Olimpíada de Matemática
19/09/2019

Os investimentos feitos na educação de Bom Jesus da Lapa, com estruturas novas, bibliotecas nas escolas, laboratórios de informática e uma maior capacitação para professores, tem rendido bons frutos, além dos resultados na prática para a rede de ensino.

Desta forma, alunos de escolas municipais foram homenageados com o certificado de menção honrosa pelo bom desempenho na 14a edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

No município de Bom Jesus da Lapa, houve um crescimento no número de alunos premiados, que receberam a menção na cidade de Caetité nesta última terça-feira (17).

Nos anos de 2016 e 2017, apenas um aluno foi premiado em cada ano. Na última edição, no ano de 2018, o município teve 3 alunos premiados. Receberam o certificado Laedson Lucio de Souza Junior, da Escola Paulo Freire, Gabriel de Souza Balisa, da Escola Sagrada Família e Diego da Silva Viana, da Escola Izidório Batista da Silva.

A cerimônia foi regional, reunindo alunos de algumas cidades vizinhas.

Desde que a atual gestão assumiu, novos prédios escolares, com instalações modernas, padrão FNDE, tem sido entregues aos alunos da rede, dando assim a todos os profissionais uma melhor estrutura para desempenhar o seu trabalho e refletir na prática a melhoria do ensino em Bom Jesus da Lapa.

A OBMEP é um projeto nacional, sendo uma realização do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A ação é promovida pelo Ministério da Educação e o Ministério de Ciência e Tenologia.

A olimpíada é dividida em três níveis, de acordo com a série do estudante, dividindo em fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio. Além disso, a olimpíada tem duas fases, sendo a primeira com prova objetiva e a segunda com prova discursiva, sendo feita pelos alunos classificados na primeira das fases.

A olimpíada acaba sendo um estímulo aos professores, para assim melhorarem e se capacitarem ainda mais, aumentando os níveis de ensino para também obter uma maior valorização profissional.