Secretaria de Agricultura
Ajustes estão sendo feitos para que o PAA Leite possa distribuir 500 litros de leite por dia no Município.
28/02/2019

Nesta quarta (27), o secretário de agricultura do município, Marcos Haiala, esteve em visita ao laticínio responsável por tratar o leite distribuído no Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade leite.

O PAA Leite é um projeto que já está pronto e os ajustes finais estão sendo feitos para o dia do lançamento.

O formato do programa funciona da seguinte forma: O produtor ou o agricultor familiar entrega o leite de sua produção para o laticínio. O laticínio trata o leite, limpa e produz o produto pronto para o consumo. Após isso, o laticínio devolve esse leite para a Prefeitura Municipal, que através da Secretaria de Agricultura, distribuiu para creches, escolas, CRAS e diversas instituições que passam por insegurança alimentar.

Essa, que foi uma importante reunião, contou com a presença do secretário de agricultura de Bom Jesus da Lapa e também de Serra do Ramalho, que se insere no programa. Em Bom Jesus da Lapa, inicialmente serão distribuídos 500 litros de leite por dia, e em Serra do Ramalho, 300 litros por dia.

Como esse leite é comprado do pequeno pecuarista ou do agricultor familiar pela prefeitura, o maior beneficiado é o produtor, além das instituições que receberão o benefício já tratado e pronto para consumo. Na aquisição do leite, o recurso financeiro é depositado automaticamente na conta deste produtor, sendo que o valor do litro de leite é de R$ 1,07 centavos e o laticínio recebe esse leite puro por R$ 0,84 centavos para o tratamento. Através do repasse para a Prefeitura Municipal, o produtor pode chegar a um montante de 9 mil reais por semestre, o que daria 18 mil reais por ano.

Essa, desde já, é uma nova temática na agricultura familiar que já é praticada pela Secretaria de Agricultura no município, por ser um mercado certo e que valoriza o produtor da nossa região, além também de fornecer um alimento saudável a várias instituições, escolas e creches de Bom Jesus da Lapa.

Autor: MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO