Secretaria de Finanças
Responsabilidade Fiscal? A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa tem
21/09/2017
Segundo pesquisa da FIRJAN, a gestão atual em Lapa é destaque e está entre as 5 primeiras da Bahia

A Gestão Fiscal da nossa cidade está entre as primeiras da Bahia. O índice FIRJAN examinou como os impostos pagos pela sociedade são administrados.

Bom Jesus da Lapa teve crescimento significativo no Índice FIRJAN (Gestão Fiscal) em sua última atualização, referente ao ano de 2016. A nível estadual subimos da posição 85 para a posição 5, estando entre as primeiras da Bahia. E a nível nacional subimos da posição 2447 para a posição 139. O índice evidencia dados fiscais dos municípios, como o gasto com pessoal, receita própria, investimentos, liquidez e custo da dívida. O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo referência no país, feito anualmente e construído com base em estatísticas oficiais. Essas estatísticas são expostas a partir de dados declarados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Como seu objetivo consiste em contribuir para que a gestão pública seja eficiente e democrática, o IFGF examina como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. Por conta disso o índice é considerado uma ferramenta de controle social que visa estimular a responsabilidade administrativa, aprimorar a gestão fiscal dos municípios e aperfeiçoar as decisões dos gestores públicos na alocação de recursos. Os dados que colocam nosso município em uma posição de destaque e crescimento estão expostos no site da FIRJAN.