Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer
Bom Jesus da Lapa inicia a semana da Romaria 2017
03/08/2017

A Romaria de Bom Jesus da Lapa, neste ano de 2017, será decretada como patrimônio imaterial da Bahia, em uma assinatura que será feita pelo Governador Rui Costa no dia oficial dos festejos. O trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, na gestão do também presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, demonstra o exercício e o esforço coletivo realizado por prefeitura, secretarias municipais e seus colaboradores em prol da maior festa religiosa da Bahia e uma das maiores do Brasil. A Romaria de Bom Jesus da Lapa reúne milhares de turistas durante os meses de agosto e setembro no município, gerando renda nos mais variados setores da economia. É a maior fonte de riqueza do município e além disso gera emprego e estabilidade a comerciantes, empresários de ramos como hotelaria e alimentação. Neste ano de 2017, o trabalho feito pela Secretaria de Turismo para que a estrutura do evento atendesse melhor o turista foi colocada em ação já nesta semana que antecede a data oficial. A estrutura que criada através de vários setores mostra a representação clara de uma gestão séria e competente que a cidade tem tido nos últimos anos. O turismo depende também de outros departamentos para chegar ao êxito final, por isso a Prefeitura Municipal une seus vários departamentos para que a organização da Romaria 2017 aconteça da melhor maneira. Alguns exemplos são perceptíveis ao turista que frequenta e transita o centro da cidade e pelos pontos principais turísticos. Com stands de Plantão Social organizado pela Secretaria de Assistência Social na Praça Marechal Deodoro, as ações socioeducativas que visam conscientizar a população e os turistas no combate a violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes estão sendo feitas. Durante a Romaria serão desenvolvidas ações de abordagem social, panfletagem e encaminhamentos a Rede de Proteção Social. A secretaria disponibilizará em seu stand, na Praça Marechal Deodoro, assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais para atender qualquer cidadão. Os agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente estão a campo, fiscalizando o morador local e o turista com assuntos referentes ao meio ambiente e a preservação do patrimônio. Os Guardas Municipais estão cuidando da organização do trânsito e da segurança, juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, que com uma delegacia móvel consegue atender um número maior de ocorrências. O contingente de pessoas que trafegam as ruas aumenta drasticamente nesta época, por isso a preocupação com a segurança faz com que outras guarnições da Polícia Militar sejam convocadas para atuar na cidade. Além disso, na entrada da cidade foi criada uma espécie de barreira sanitária, com profissionais da vigilância e saúde, treinados pela Secretaria de Saúde, orientando os ônibus que chegam e dando todo o suporte necessário para uma boa estadia na cidade. Alguns guias foram treinados pela Secretaria de Turismo e também estão a campo durante todo o dia, direcionando o turista e de plantão no Ponto de Apoio ao Romeiro, setor com os achados e perdidos que fica situado na Praça Marechal Deodoro. Além das missas e de todo o cronograma religioso que acontece no Santuário de Bom Jesus ao longo da semana, durante a noite, na Praça Marechal Deodoro, o turista tem a opção de aproveitar a agenda cultural da romaria com shows musicais e buscar também diversão e entretenimento com opções de bares e restaurantes. Uma boa romaria só se faz com uma cidade organizada! E é por isso que a Prefeitura Municipal está trabalhando para dar esse suporte ao visitante que vem louvar o Bom Jesus e aproveitar uma das maiores festas religiosas do Brasil. Nossa cidade é a sua casa! O Bom Jesus agradece e espera que todos aproveitem a estadia na capital baiana da fé.

Autor: Murillo Campos