Secretaria de Turismo e Empreendedorismo
42ª Romaria da Terra e das Águas começa nesta sexta-feira em Bom Jesus da Lapa
05/07/2019

A 42ª Romaria da Terra e das Águas começa nesta sexta-feira (6), em Bom Jesus da Lapa. Sob o tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27)”, o evento – que termina domingo (7) – reúne trabalhadores e trabalhadoras rurais, comunidades tradicionais e movimentos sociais para expor as suas dificuldades, mas também partilhar experiências e conquistas na luta por terra, água e justiça.

Este ano, a preocupação é com o atual contexto  sociopolítico, econômico, ético e moral do  país. “Estamos vendo um Estado, cada vez mais a serviço dos grupos macroeconômicos, office boy do mercado. Mas, vigilante e bisbilhoteiro para com os interesses do povo simples e suas organizações”, afirma a carta convocatória dos romeiros/as para a atividade.

Os três dias de evento contará  com celebrações religiosas, debates nos plenarinhos com os temas centrais: Terra, Fé e Política, Crianças, Juventude e Rio São Francisco e outras Bacias; além das atividades culturais.

A organização da Romaria da Terra e das Águas é da Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia, Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário Bom Jesus e organizações e movimentos populares.

Autor: Assessoria de Comunicação